domingo, 23 de março de 2014

Espinhas na idade adulta? Xô ACNE!!!

Oláaa Pessoasss!!!
Hoje eu gostaria de falar sobre um Tema meio chato…
Acne na idade Adulta.
(imagem do site:http://livinggreenmag.com/2014/02/18/food-health/natural-remedies-for-acne-infographic/)

Sim,sim… é Possível,e acontece com certa freqüência,mas não deveria.
Muitos são os fatores que podem causar acne após a adolescência,Hormônios,falta de uma limpeza adequada,por conta da maquiagem,alergias alimentares,estress...entre mais um zilhão de alternativas possíveis.

Eu tive uma adolescência com bastante acne,houve uma época que minha pele estava um verdadeiro caos,mas eu nunca ia no dermato (shame on me,eu sei!).
Um amigo muito,muito querido me deu um gel (que continha ácido) que a dermato dele receitou para ele, e minha pele foi salva totalmente,limpou mesmo!(eu tinha uns 19 para 20 anos já) Hoje percebo o quanto isso podia ter dado errado,primeiro porquê ele não era dermatologista nem médico,nem nada do  tipo,segundo pq eu não sabia nada sobre o uso de ácidos,e da importância do protetor solar (Dei sorte de não acabar com minha pele!)
Anti-concepcionais nunca foram efetivos para acalmar minha pele,testei vários(mas em muuuuitos casos é ele que resolve viu?!) no meu caso esse ácido foi o suficiente,quando o resto limpou,eu diminuí o uso,mas não deixei(tudo sem orientação--erradoooo,eu sei!) e minha pele estava bem.
Quando aos 22 anos eu engravidei do meu filhote Thor(3 dias após descobrir,foi meu niver de 23 aninhos),não usei mais(Grávida nãoooo pode,pode ter efeito teratogênico sobre o feto) e as espinhas voltaram,só que muito mais "de leve" do que era antes, e a pele ficou puro óleo.
Foi "aí"que comecei a usar protetor solar TODO santo dia! não ganhei nenhuma mancha no rosto durante a gestação (melasma é bem comum,mas não tive).

Então do agora com meus 25 anos,as espinhas queriam voltar,e me apavorei!
Só que estou nos USA,então não dá pra comprar sem receita o meu ácido,e fiz o que deveria ter feito á anos…ir me consultar com quem entende!

Fiz um exame de sangue(Pois estávamos jurando que os hormônios eram os culpados,o local das espinhas também ajuda a "denunciar"isto) porém deu TUDO normal.
As espinhas diminuíram,antes mesmo de iniciar o tratamento,que serve para parar a espinharada e retirar manchas! (talvez a mudança na rotina de limpeza,esfoliação,troca de produtos tenha contribuído para isto)
Hoje (23/03/2014) Estou com manchinhas rosadas no local onde "FOI-SE" uma espinha,mas, nada que um corretivo + bb cream não resolvam.(Farei um vídeo para ensinar como eu cubro sem ficar como um boneco de cera)
Pensando neste probleminha CHATO,resolvi dar umas dicas que eu queria ter ouvido(ou lido) para evitar "Sofrimento"desnecessário! algumas dicas também servem para acne na adolescência mas não é o foco,aviso logo!

1- Tente descobrir se a acne piora em algum período do mês,se tem ganhado peso,se tem perda capilar,anote tuuudinhooooo,pois levando para a consulta(ETAPA MAIS IMPORTANTE),você pode ajudar seu médico a chegar num diagnóstico,até para passar um exame e excluir a possibilidade de ser  síndrome do ovário policistíco,probleminhas na tireóide(...)

2- Vá num dermatologista(não custa falar mil vezes,claro!) mas **também** faça sua parte,troque seus produtos de limpeza facial/corpórea(ou os compre),escolha logo um bom sabonete de limpeza(eu uso um hipoalergênico para limpar o rosto,sem outras substâncias anti-acne) gel-esfoliante uma vez ou outra pode ser bom também,aí você nota como sua pele reage---mas cuidado com esfoliante! Geralmente o dermato orienta se vc vai precisar fazer uso de algo mais específico ou "proíbe" determinado produto junto com o seu tratamento.

3-Lave o rosto,mas não lave "demais",pois além do excesso de lavagem-esfrega-esfrega,agredir a pele,ela tende a compensar a perda de oleosidade natural,produzindo mais sebinho,essa dica também serve para o esfoliante,nada esfoliar todo santo dia e esfregar desesperadamente,você só vai agredir sua pele deste jeito! "prestenção"!!!

4-Siga o tratamento que o(a) dermato te passar, CORRETAMENTE,seja paciente gata(o)! Ah! troque as toalhas de rosto/corpo também,lave ou troque pincéis de make-up!

5- é normal,dependendo do tratamento,uma certa piora da pele nas primeiras semanas(paciência jovem,paciência!!!) invista num produto que não atrapalhe seu objetivo e que "cubra"as danadinhas(Se você não se sente confortável para sair de cara limpa) Ex: Bb cream,protetor solar com cor(…)

6-O dermato deve ter dito,mas eu reforço:PROTETOR SOLAR,não interessa se vc é branca-leite ou se é marrom-bombom,proteja sua pele! existem ótimas marcas,com mais ou menos oleosidade,para peles sensíveis ou não,seu dermato vai sugerir um tipo adequado para teu caso!(eu tenho usado Episol fator 50,que é do meu filho,mas vou comprar um indicado pelo doctor para peles sensíveis que é "anti-espinha",e aqui custa 9 doletas)

7- Caso não seja hormonal,e o tratamento com creme,gel,etc não funcione, pode ser uma alergia alimentar(ou a combinação de varias causas),algumas pessoas notam melhora da pele quando excluem lactose,glúten,açúcar,refrigerantes,etc…vai que tua pele é seletiva? já diziam os nutricionistas: "Você é aquilo que come".

8- Usou Roacutan na adolescência? a acne voltou com tudo e mais um pouco?! talvez seja o caso de usar novamente,li que alguns pacientes tem "recaídas",porém,adivinha? Teeeem que ir no médico,até por que essa medicação é beeem pesada,é tipo o último caso,li sobre vários efeitos negativos e dentre eles; "suicídio" devido a depressão que ele causa em algumas pessoas,lesões hepáticas(…)Não invente moda,não faça loucuras pesquise sobre o tema,e ? VÁ NO DERMATO!

9- NA GRAVIDEZ A PELE muda,OLEOSA FICA SECA,SECA FICA OLEOSA,espinhas somem ou aparecem! uma bagunça epidérmica!  kkkkkkkk eu não sabia disso quando engravidei,mas tem 2 ácidos(se não me engano) que podem ser usados na gestação,consulte seu dermato e/ou obstetra para ver qual é a melhor alternativa para você!

10- NÃO citei os nomes dos ácidos pois não quero que ninguém saía voada pra comprar, ter um péssimo resultado e depois vir dizer que fui eu quem contou,e deu zebra! juízo aí coração!!!
Sério,pelo amoooor! não vá pela indicação de ninguém,o efeito pode ser péssimo! Só citei o Roacutan porquÊ só vende (DE FATO) COM RECEITA.


Bem,quando o tratamento terminar podem aparecer cicatrizes ou furinhos,e eles também tem tratamento,mas isso é tema para outro post! kkkkkk

****Lembrando que sou Estudante de Odontologia,não de medicina ou dermatologia****
Estou dando dicas de acordo com minha experiência com a acne e minhas pesquisinhas mesmo!
O passo mais IMPORTANTE de todos,é ir no Doctor people,tem jeito não.
Por estas razões nem citei o nome do ácido que usei,mas saiba que tem uma infinidade de opções!
Segue as imagens da "evolução" da minha pele.



(KKKKK Da série:  teu passado te CONDENA) Na foto eu e meu amigo Jorge, comemorando aprovação no meu primeiro vestibular,sem make e o cãaaaao-de feia! repare nas espinhas na área da bochecha e queixo,nem foi a pior fase,mas é a melhor foto que tenho para ilustrar,existe a possibilidade de ter uma makezinha nessa---g-sus!

(Da série: o tempo me fez BEM!-KKKKK) Minha Pele maquiada antes da gravidez(talvez com dias de gestação-mas sem saber,limpinha)
                                       No meu aniversário de 23 anos,3 dias após descobrir que seria mamãe-CARA LAVADA)
No dia do meu parto(em trabalho de parto na foto) cara lavada e com um pontinho ou outro,mas nada "grave"

Foto atual, a "Maquiagem toda"é só com corretivo e BB-cream,vc não vê mais espinhas(até pq agora tenho "só" as manchinhas que cobri com esses produtos) mas há um mês eu estava com umas 6 bem grandes e doloridas espinhas,motivo que gerou pesquisa,consulta e tratamento kkkkkkk


Espero que vocÊ tenha gostado e que eu possa ter ajudado de alguma forma!
e você,tem,teve ou nunca teve acne? 

Beijinho no ombro pra espinha passar longe! (kkkkkk)

Lili.

Nenhum comentário:

Postar um comentário