quarta-feira, 26 de março de 2014

Clarear a pele negra??? Olha o racismo aí gente!!!

Assunto sério!
Estou eu no youtube procurando tutoriais de descoloração de cabelos,e me veio uma "carrada"de vídeos falando sobre "CLAREAMENTO DE PELE" (bleaching or bleach skin)Não para tratamento de manchas,mas para tornar a pele negra mais clara...
Assisti a algumas reportagens,li um pouco e resolvi falar*.
Observei que a MAIORIA ESMAGADORA era de mulheres(afro) que aplicam os cremes para clarear a pele,perseguindo o "ideal" de beleza "branco" com o intuito de obter sucesso em alguma área de sua vida(Seja de conseguir casamento,emprego ou mais poder).
Eu venho acompanhado um movimento muito legal sobre o cabelo de afro-descendentes,como elas estão valorizando mais suas madeixas,deixando crescer,retirando químicas e etc. Um movimento tão lindo de empoderamento,de orgulho de sua cor…
Não sou "contra" fazerem química,cortar,deixar crescer,nada,nada,Cabelo cresce! eu vivo aprontando com o meu…e não sou niguém para dar pitaco no cabelo ou vida de ninguémmmm!
Maaaaas gente,Clarear a pele?
Pra mim isso serviu para mostrar o quanto os PADRÕES de beleza que são reforçados pela mídia são capazes de fazer(especialmente para gerar infelicidade e insegurança),Li que na nigéria(um dos países que mais "clareiam"pele) As pessoas de pele no tom "café-com-leite"são as pessoas da elite(tem a pele mais clara que o resto da população),e por esta razão muitas mulheres e homens,com tons mais escuros de pele e  tentam clarear seu tom de pele.
E tem gente que fala que racismo não existe…quer prova maior? até num país de maioria negra,os mais "claros"estão na elite,e a propaganda mostra(na maioria delas) metade um rosto de cor negra e na outra metade um rosto branco,que seria o "resultado" do produto. Opinião sincera? ACHEI lamentável…
Para completar este pacote,esses cremes contém substâncias tóxicas(Na nigéria,vi uma médica falando que eles não tem laboratórios que possam testar os cremes, e que as empresas enviam seus produtos de todos os cantos do planeta e sabem da falta de estrutura para testes,mandam com tudo que pode que não pode dentro de seus potes) Como mércurio,isso mesmo! alguns contem Hidroquinona(Proíbida na europa por ser considerada cancerígena),corticoídes variados e sabe-se lá mais o que.
Não é dificil achar casos de patologias/doenças desenvolvidas pelo uso dessas que quando são absorvidas pela pele….É PERIGOSO para saúde!
Pesquisando não é difícil ver artistas ficando gradualmente mais "brancos",quanto mais bem-sucedidos,adivinha?mais clareiam.
Também se encontra indianos e mexicanos (que moram no usa) fazendo o uso e ficando doentes.
Por que esses produtos são vendidos livremente? POR QUE AS PROPAGANDAS de um produto para retirar manchas,PODE usar a imagem da "transformação"de uma pele negra em uma pele totalmente branca,sem ser acusadas de RACISMO? tem que ser branco pra ser bonito? tem que ser branco pra ser inteligente e bem-sucedido? NÃOOOOOOOO!!!!

O que eu quero com isso?
Primeiro dar um tapa na cara da sociedade que insiste em negar o racismo e o "poder dos padrões(que ferram nossa vida) de beleza.
Segundo,Não é por que eu gosto de maquiagem,e sou vaidosa que sou alienada ou que sou escrava dos padrões,não confunda POR FAVOR.

E por fim,Eu quero dizer PARA TODOS os AFRO-Decendentes que:
VOCÊS SÃO LINDOS E MARAVILHOSOS,NÃO IMPORTA SE A TV,SE O JORNAL,SE A MÍDIA DIZ O CONTRÁRIO,SUA COR É MARAVILHOSA,SEU CABELO É MARAVILHOSO,VOCÊ É MARAVILHOSO(A)!…
NÃO UTILIZE ESSES PRODUTOS! VOCÊ NÃO PRECISA DELES!

além de fazer mal a você,não vai te tornar mais bonito,só vai te deixar mais claro e doente… GENTEEE...beleza vem de dentro pra fora e com uma beleza tão carregada de significado e cultura ninguémo precisa dessa bosta de clareamento! (o tratamento pra clarear manchas "de idade""sardas"e outras coisinhas dura no máximo 2 semanas,tem gente  usando 2 tubos por semana por ANOS! e ficando doentes!)

Segue agora os links para não me chamarem de doida:
http://afroeurope.blogspot.com/2011/05/skin-bleaching-in-jamaica-unstoppable.html
http://eldhughes.com/2012/01/08/bleaching-black-skin-haute-or-hate-poll/
http://www.naturalnews.com/022893.html

E para vc que ACHA que é Conversa MOLE,os produtos vendidos aqui nos estados unidos:http://www.walgreens.com/q/skin+bleach

Nenhum comentário:

Postar um comentário